Pular para o conteúdo

Panorama jurídico: tendências que marcaram o ano passado e seguem fortes em 2023

  • por

O ano de 2022 foi marcado pela volta dos eventos presenciais, encontros e muitas novidades. Podemos dizer que foi um ano cheio e com vários destaques no ramo da tecnologia e inovação, especialmente no direito.

 

Muito se ouviu falar sobre legal design, design thinking, direito 4.0, legal operations, foco no cliente, cibersegurança, inteligência artificial, legal analytics, gestão automatizada, dentre outros temas.

 

Vamos rever o avanço que este ano proporcionou para o mundo do direito, e apontar as tendências que seguem fortes em 2023.

 

Tecnologia avançando a passos largos

 

A inovação jurídica e a modernização do direito estão a todo vapor. Uma pesquisa feita pelo Datafolha indicou que, em 2021, 45% dos advogados disseram utilizar algum software de gestão de processos.

 

A chamada advocacia 4.0 entende que o profissional do direito deve, antes de tudo, mudar a forma de pensar a fim de conseguir alcançar resultados inovadores em uma era de constante mudança.

 

Conforme a Associação Brasileiras de Lawtechs e Legaltechs, o número de startups aumentou 300% entre 2017 a 2019, e atualmente há diversas iniciativas no setor, como soluções voltadas para a jurimetria, resolução de conflitos e análise de dados.

 

Um exemplo marcante de tecnologia e inovação deste ano de 2022 foi a disseminação dos escritórios de advocacia no metaverso e a chegada da internet 5G no Brasil.

 

Ainda, há softwares com tecnologias que entregam previsões de julgamentos ou decisões, apresentam indicadores de produtividade e geram informações relevantes, como dados de processos judiciais, financeiros, de atendimento e outros.

 

Esses recursos, que seguirão avançando em 2023, ajudam gestores e advogados a transformar a enorme quantidade de dados jurídicos em informação relevante, que contribui para uma estratégia de crescimento dos negócios.

 

Inovação em diversas frentes

 

Além das ferramentas tecnológicas, a inovação se traduz também nas novas formas de pensar o direito e de prestar serviços jurídicos.

 

Um dos destaques de 2022, e que segue como tendência em 2023, é o design da informação jurídica, chamado também de visual law, que trabalha as petições, contratos e demais documentos jurídicos com o principal objetivo de que as informações sejam claras, objetivas e compreensíveis por todos os sujeitos da relação jurídica, ainda que leigos em matéria de direito.

 

A inovação impacta também nas carreiras jurídicas. Hoje, o serviço jurídico vai muito além de advogar, sendo possível que o profissional do direito se aventure em outras áreas e mescle conhecimentos para prestar um serviço efetivamente inovador.

 

Saiba mais sobre carreiras jurídicas inovadoras.

 

Além disso, uma pauta que não poderia ficar de fora é a forte presença do ESG (Environmental, Social and Governance), que ganhou atenção tanto no meio jurídico quanto fora dele, com debates sobre questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

 

A preocupação com a agenda ESG na advocacia faz com que os escritórios fomentem boas práticas interna e externamente, com o desenvolvimento de ações para criação de um ambiente mais sustentável, diverso e inclusivo, o que também acaba por incentivar soluções inovadoras.

 

Essas tendências que marcaram o serviço jurídico no ano passado seguirão na pauta dos debates e ações em 2023, e sairão desse ano ainda mais avançadas. O que será que vem por aí?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *