Pular para o conteúdo

Especial Dia do Advogado: carreiras jurídicas inovadoras

  • por

O mundo do direito está evoluindo em ritmo acelerado, e hoje existem diversas opções para quem deseja seguir uma carreira longe do convencional.

Há alguns atrás, era comum o estudante de direito se limitar às opções de advogar ou prestar concursos públicos. Contudo, atualmente, o serviço jurídico vai muito além desses dois caminhos, sendo possível se aventurar em áreas que possuem um pé no direito e um pé em outra atuação diferente, mas que complementa o direito.

Para descobrir quais carreiras são essas, acompanhe a leitura deste artigo.

Profissional em T

Antes de adentrar a fundo nas novas carreiras jurídicas, é interessante falar como funciona o profissional em T.

Por que profissional em T? Pois se refere à forma com que se dão as habilidades dessa pessoa. O formato da letra “T” indica que há uma linha horizontal que se junta com uma vertical. A horizontal simboliza a gama de conhecimentos e a vertical, a profundidade em uma área.

Por exemplo, no marketing jurídico, há pessoas formadas em direito e que se especializam na área de marketing. A vantagem de trabalhar com pessoas graduadas em direito é que elas entendem o conteúdo jurídico e conseguem uni-lo com as estratégias do marketing.

Nesse exemplo, o direito é a linha vertical, ou seja, a área de maior profundidade da pessoa, e o marketing é a linha horizontal, em que ela adquiriu o conhecimento através de cursos e outros mecanismos de aprendizagem.

Esse foi apenas um breve exemplo, mas fato é que ter profissionais com competência multidisciplinar é fundamental para os negócios na atualidade, e estes profissionais estão cada vez mais disputados no mercado de trabalho.

Novas carreiras

Ter conhecimento jurídico não faz com que a pessoa se limite apenas à advocacia e ao concurso público. Você pode ser um profissional advogado e entender sobre legal design, ou ser um bacharel e se especializar em ciência de dados e trabalhar como arquiteto ou engenheiro jurídico.

Há múltiplas opções no mercado e existem tanto lawtechs quanto escritórios que buscam profissionais diferenciados que trazem a possibilidade de inovação e novas soluções de problemas.

Compliance Officer

O profissional dessa área é o responsável para garantir que todos os regulamentos internos e externos da empresa sejam cumpridos. Além de verificar o cumprimento das regras estabelecidas por clientes, fornecedores e órgãos regulamentadores.

A função do especialista em compliance é criar e gerenciar programas de integridade na organização, monitorar atividades de funcionários e da empresa para que estejam em conformidade com a ética e regulamentações.

Controladoria Jurídica e Legal Operations

Essas áreas têm em comum a gestão.

O controller jurídico é quem realiza a controladoria, ou seja, faz a gestão de atividades ligadas à rotina da advocacia. Ele serve como um suporte ao serviço jurídico através do controle de audiências, entrada e saída de documentos, com um olhar atento às diligências internas e externas e as publicações de processos.

Já o legal operations é voltado para o crescimento jurídico e tem como objetivo a otimização da capacidade de toda a equipe jurídica.

Para isso, o profissional de legal opsprecisa de competências como business intelligence (BI), gestão financeira, tecnologia, treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e de informações, planejamento estratégico, otimização e saúde da organização, modelos de prestação de serviços, gestão de firmas e fornecedores, operações práticas e gerenciamento de projetos e programas.

Conheça mais sobre a área aqui

Data Protection Officer – DPO

Com a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi exigida a criação de um profissional que é responsável por avaliar, opinar, educar e monitorar o tratamento de dados pessoais de uma empresa ou organização.

Ter um profissional como este, inclusive no seu escritório, pode ajudar no cumprimento e na implementação de todas as determinações que a lei estabelece.

Confira o artigo sobre proteção de dados e privacy by design

Especialista em Cibersegurança

Este especialista fica a cargo de administrar sistemas de informação e disponibilidade de recursos, identificar vulnerabilidades em servidores/sistemas e aplicações para garantir mais segurança e integridade aos dados da empresa, monitorar a segurança e implementar processos e políticas de proteção.

Para esta área é necessário o conhecimento da LGPD, saber gerenciar riscos, políticas ISO e arquiteturas de segurança. 

Os objetivos são para evitar os crimes virtuais, ataques cibernéticos e terrorismo cibernético. Se você se interessou por essa área, as opções de trabalho são através de departamentos jurídicos, advocacia especializada, consultorias externas, delegado e investigador, e também pode atuar na perícia.

Engenharia e Arquitetura Jurídica

Ambas as especialidades estão conectadas com a tecnologia por meio da parte técnica e operacional.

O engenheiro jurídico é o responsável que entende os gargalos enfrentados pelas empresas e apresenta maneiras criativas de solucionar os pontos problemáticos. Ele atua como uma ponte de contato entre advogados e desenvolvedores com a intenção de facilitar a comunicação entre eles.

Para você entender melhor: o engenheiro jurídico tem o conhecimento jurídico + o conhecimento tecnológico + a experiência em gerenciamento de projetos, isso resulta na otimização de produtos/serviços e processos existentes e na criação de resoluções específicas para determinados problemas de cada cliente.

O arquiteto jurídico é o profissional de direito que tem a capacidade de estruturar o conhecimento jurídico de forma lógica e objetiva. Ele trabalha no sentido de realizar uma arquitetura das informações.

Para você saber melhor: o arquiteto tem o conhecimento jurídico + o entendimento sobre fluxogramas e árvores de decisões + o mapeamento dos desdobramentos de cenários jurídicos, processos e operações, isso resulta no objetivo de ofertar soluções mais objetivas e completas para problemas jurídicos.

Legal Designer

É o profissional que ajuda outros profissionais da área do direito a criar soluções melhores para as pessoas.

O objetivo dessa atuação é a aplicação dos conceitos de design com a ideia de tornar os serviços jurídicos mais humanos, satisfatórios e utilizáveis.

É importante entender que o legal design é mais do que o design de informações, há diversas outras formas de trabalhar utilizando o design como uma ferramenta auxiliar para o direito.

O termo design thinking é extremamente importante para quem deseja se aprofundar nessa área e o seu foco principal é em como solucionar as dores das pessoas e promover uma experiência única através da empatia.

O Grupo Barcelos recomenda a leitura da obra “Law by Design” da professora e escritora Margaret Hagan.

Marketing Jurídico

Para essa área é necessário saber o que pode e o que não pode fazer sem passar por cima do regulamento da OAB.

A pessoa que atua nessa área deve entender a importância de uma boa estratégia de conteúdo, além dos benefícios que as redes sociais trazem para a imagem do escritório ou organização.

Com o objetivo de realizar prospecção, manter clientes antigos interessados e o contato com os atuais, aumentar a autoridade do escritório, engajar o time e  atrair novos talentos, o marketing jurídico é um grande auxiliar para o crescimento do negócio.

Você pode atuar nessa e em outras áreas como profissional autônomo ou fazer parte de uma organização que presta serviços e busca soluções inovadoras para cada tipo de cliente.

O primeiro passo para conhecer as novas carreiras jurídicas você já deu, agora é só encontrar qual você se identificou mais e iniciar os estudos! Estar em constante aprendizado é uma das características que os profissionais mais disputados do mercado têm em comum.