Pular para o conteúdo

Entrevista com Cleide Nolasco: Qual é o lugar da mulher no Grupo Barcelos?

  • por

O Grupo Barcelos se orgulha de ter, em seus quadros profissionais, mulheres talentosas e dedicadas como Cleide Nolasco, nossa Gerente de Gestão de Pessoas. Há 10 anos, Cleide constrói uma trajetória inspiradora na empresa, testemunhando a participação feminina e o impacto das mulheres na cultura organizacional da empresa.

Neste bate-papo exclusivo, convidamos Cleide Nolasco para compartilhar sua visão sobre o lugar da mulher no Grupo Barcelos. Agora, nos conte sua trajetória profissional na empresa, com os desafios e conquistas que vivenciou como mulher no mercado de trabalho.

“Estou no Grupo Barcelos há 10 anos e tenho certeza do mover de Deus nisso. Sou psicóloga e um pouco antes de ser contratada pela Barcelos, eu estava descrente com a área organizacional, devido a uma experiência que havia passado. Naquela época, cheguei a pensar em desistir do meu objetivo inicial na Psicologia que era a aplicação no meio corporativo. Já vivi o desafio de ter mulheres pares e até líderes muito competitivas e desunidas, o que torna o dia a dia pesado e tenso, mas também tive ótimas líderes mulheres como Marina Ursini e Cristiane Comunian com quem pude contar e aprender muito. Hoje as minhas equipes são compostas em sua maioria por mulheres e todas elas muito colaborativas.”

 

O Grupo Barcelos é vanguardista e avança na inserção das mulheres no mercado de trabalho há anos. Iniciativas foram implementadas para promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho?  

“Nunca vi diferença de gênero na Barcelos. Aqui as oportunidades são iguais, mas curiosamente, aproximadamente 80% dos colaboradores são do gênero feminino.”

 

A realidade do Grupo Barcelos não é comum para a maioria das empresas no Brasil, tendo em vista a discrepância nos quadros entre homens e mulheres no trabalho. Continuando a entrevista, como a empresa pode contribuir para superar esses desafios e criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo? 

“Percebo que para alcançarmos um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo e equitativo, ainda precisamos percorrer um caminho, mas que é a realidade de muitas organizações, pois esbarramos em gerações, valores e subjetividades de grupos. Contudo, sei que estamos no caminho e vejo todos os dias o compromisso e comprometimentos da nossa alta direção nessa direção.”

 

O avanço do debate sobre a igualdade de gênero e o empoderamento feminino no mundo corporativo é crescente e, os resultados são vistos desde o aumento da participação de mulheres em áreas tradicionalmente masculinas até a mudança de comportamento na rotina do trabalho. Na sua visão, qual o impacto da participação das mulheres no sucesso da empresa?

“Embora nossa direção seja composta por homens, vejo que o impacto da participação das mulheres no sucesso da empresa é expressivo, pois somos a maioria nos cargos de liderança, a maioria no total de colaboradores e estamos sempre envolvidas nas estratégias e táticas da empresa.”

 

A participação ativa das mulheres no Grupo Barcelos é notória. A empresa possui algum programa de mentoria ou desenvolvimento profissional específico para mulheres?

Temos projetos em discussão para trabalharmos acolhimentos, espaços de fala, apresentações de projetos, empreendedorismo entre outras formas de apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional das colaboradoras.

 

Com essas iniciativas, a rede de apoio é fortalecida entre mulheres e homens. Hoje, o combate aos estereótipos é fundamental, com a desconstrução de crenças limitantes e, principalmente, no avanço das lutas práticas como eliminação da disparidade salarial por gênero. Cleide, para finalizar, que conselho você daria para as mulheres que desejam seguir carreira na área de RH?

“Iniciei minha carreira na área de RH e hoje gerencio cinco áreas administrativas e vejo o quanto valeu a pena não desistir da Psicologia Organizacional. Para quem gostaria de iniciar na área de RH,  sugiro praticar sempre o autoconhecimento, estar alinhada com a cultura e expectativa da empresa, além de buscar bons mentores.”

 

Com a formação de uma cultura de trabalho que promove respeito, inclusão e apoio mútuo, o Grupo Barcelos finaliza a entrevista, saudando todas as mulheres. Conte conosco! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *