Pular para o conteúdo

Avançando nas práticas ESG em 2023

  • por

O conceito de ESG – do inglês Environmental, Social e Governance – é pauta para todas as decisões de organizações, nacionais e internacionais, que estão preocupadas com um crescimento sustentável dos negócios.

 

Na medida em que a sociedade passa por mudanças nos hábitos de consumo e de pensamento, é cada vez maior a preocupação com a origem dos produtos, os valores que as empresas pregam, como se posicionam frente ao mercado, se possuem diversidade e inclusão e por aí vai…

 

Investir em práticas sustentáveis é, atualmente, mais que um diferencial competitivo: é uma obrigação de mercado. Já não é possível deixar de lado questões tão relevantes, sendo importante entender o caminho que as empresas estão tomando e o que estão fazendo para implementar os princípios da agenda ESG.

 

Onde mirar para desenvolver práticas ESG?

 

O termo ESG envolve questões relacionadas ao meio ambiente (como consumo de energia, geração de resíduos e emissões de gases de efeito estufa), sociais (relações que a empresa tem com clientes, colaboradores e a sociedade em geral, reputação com pessoas e instituições, se pratica diversidade e inclusão etc.) e governança corporativa (ações, controles e processos que a empresa utiliza para se governar, tomar decisões para alcançar os objetivos do negócio).

 

Um bom caminho para seguir essas práticas é observar se a empresa está em conformidade com os 10 princípios do Pacto Global da ONU, quais sejam:

 

  • Apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente;
  • Assegurar sua não participação em violações destes direitos;
  • Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
  • Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
  • Erradicar o trabalho infantil de toda a cadeia produtiva;
  • Eliminar a discriminação no emprego;
  • Adotar uma abordagem preventiva para os desafios ambientais;
  • Desenvolver iniciativas para promover e disseminar mais responsabilidade ambiental;
  • Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis;
  • Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

 

Em síntese, as empresas que estão em conformidade com as práticas ESG são aquelas que estão conscientes dos impactos que causam e que adotam atitudes para minimizar os impactos negativos e maximizar os positivos.

 

Empresas mais sustentáveis

 

Uma pesquisa realizada pela consultoria Walk The Talk by La Maison, em 5 regiões do Brasil, com mulheres e homens de 16 a 64 anos, constatou que 94% das pessoas esperam que as empresas façam algo sobre ESG e acreditam que a empresa tem obrigação de fazer algo relacionado aos problemas.

 

A pesquisa indicou também a percepção dos brasileiros e brasileiras sobre as práticas ESG nas empresas. A primeira do ranking foi a Natura, que alcançou o índice alto, ao lado das marcas Ypê, Nestlé, AMBEV e Itaú.

 

 

(Reprodução / We Are Walk The Talk)

 

 

Apesar de a Natura ser a companhia com maior destaque em pautas sobre esse assunto, nenhuma empresa alcançou o índice muito alto. E como funciona esse ranking?

 

Quando realizada a avaliação das marcas, foi utilizado o método de análise que vai de 0 a 1000 pontos (do baixo ao muito alto), sendo considerado o olhar das pessoas pelo GPS (Global Positioning on Sustainability).

 

Confira aqui para saber mais.

 

A pauta do meio ambiente, social e governança está amadurecendo cada vez mais! A pesquisa demonstrou que algumas empresas estão mais engajadas em comparação a outras, e que a cobrança da sociedade é um fator fundamental para dar aquele empurrão no caminho certo.

 

Grupo Barcelos cada vez mais verde

 

O Grupo Barcelos não poderia ficar de fora dessas ações que provocam impactos tão significativos para o mundo e futuro das próximas gerações.

 

Pensando nisso, sempre procura novas ações a fim de colaborar com as práticas ESG. Dentre as ações de sustentabilidade adotadas, estão, por exemplo, a assinatura eletrônica. Só nos meses de junho e julho de 2022, foram assinados 11.431 documentos pelo portal de assinaturas do Grupo Barcelos, gerando uma economia significativa de papel.

 

Além disso, a nova sede foi projetada com lâmpadas de luzes LED, uma opção mais sustentável, que não contêm nenhum elemento poluente ou contaminante, – como as lâmpadas fluorescentes – diminuindo a quantidade de lixo gerado.

 

Ainda, a energia elétrica utilizada no escritório é 90% proveniente de energia solar injetada na rede da CEMIG.

 

Outras ações envolvem o descarte correto do lixo eletrônico, uso de copos reutilizáveis e a economia de água por meio do botão de duplo acionamento nas descargas de todos os banheiros.

 

O Grupo Barcelos está sempre em busca de novas formas de se adequar e contribuir para minimizar impactos negativos e criar impactos positivos. Saiba mais sobre as nossas ações nas redes sociais (Instagram – barcelosgrupo e LinkedIn – Grupo Barcelos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *