Pular para o conteúdo

Legal Analytics: o Business Intelligence na área jurídica

  • por

A transformação digital atingiu também o universo do direito. O serviço jurídico tradicional já não supre todos os desafios, especialmente o de fazer mais com menos. É importante estar sempre por dentro das novidades do mercado jurídico, a fim de saber quais ferramentas tecnológicas podem agregar valor para o seu negócio e o dos clientes.

Nesse cenário, há várias novidades surgindo com a intenção de facilitar a vida do profissional. Uma dessas novidades é o legal analytics e o business intelligence ligado à área jurídica. Você conhece esses termos? Sabe como aplicá-los? Nesse artigo vamos ajudá-lo a conhecer um pouco mais sobre esse assunto.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence, ou simplesmente BI, é a inteligência de negócio orientada pela tecnologia para analisar dados e indicadores e apresentar informações para ajudar os gerentes, executivos e outros profissionais a tomarem decisões de negócio precisas e bem informadas.

Antigamente, as decisões eram baseadas apenas na intuição e experiência de gestores. O BI veio para trazer certeza e precisão a essas informações, podendo ser utilizado por empresas, escritórios de advocacia ou mesmo por órgãos públicos. 

A digitalização dos processos fez com que o BI ganhasse espaço na área jurídica, e as ferramentas que fazem uso dessa tecnologia fornecem dados precisos, permitindo que os profissionais tomem decisões mais assertivas e prestem um serviço jurídico mais eficiente.

O que é Legal Analytics?

O termo legal analytics engloba as soluções que usam os dados com o intuito de apresentar insights que vão ajudar os advogados e gestores jurídicos na definição de melhores estratégias.

Em suma, é a aplicação do BI no âmbito do direito para que os dados coletados – utilizados a fim de colaborar com a rotina dos advogados – sejam categorizados por tema, julgador responsável pelo processo, o nome do tribunal, resultados das demandas anteriores e assim por diante. 

Benefícios do Legal Analytics

O serviço jurídico que embasa suas ações e decisões em dados, além de ganhar maior eficiência em sua rotina, alcança benefícios como:

  • percepção de insights;
  • melhoria dos processos por meio da análise dos indicadores;
  • identificação de custos sobressalentes;
  • descoberta de novas oportunidades de negócios;
  • relatórios acessíveis de dados;
  • reações rápidas às demandas do mercado;
  • otimização de preços.

Ou seja, o uso do legal analytics traz diversas vantagens para o negócio como um todo, envolvendo:

  • aumento na geração de receitas;
  • padronização de análises;
  • eliminação de possíveis erros na geração de informações;
  • maior segurança para a empresa;
  • otimização da gestão dos processos.

Além do mais, ainda há um ganho de tempo e produtividade, uma vez que a própria inteligência artificial coleta e analisa os dados automaticamente e de forma rápida, sem precisar ter alguém gastando horas para esse trabalho.

Logo, o profissional consegue focar naquilo que é extremamente necessário e que são tarefas que dependem do próprio ser humano, como atendimento e prospecção de clientes, reuniões para discussão de melhorias e novos insights, análises de processos, dentre outros.

A adoção de uma cultura de dados traz inovação e modernização ao serviço jurídico, que se traduz em ganho de mercado para o negócio. Os dados estão aí para serem utilizados a seu favor, permitindo a criação de soluções disruptivas e personalizadas para cada cliente. 

____________________________________________________________________________________________

Quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a nossa equipe!