A jurimetria nasceu da ideia de unir a matemática com o direito. Ela é baseada no uso de noções e técnicas da estatística aplicada ao direito.
Mas como isso funciona?
No âmbito do Judiciário, a jurimetria estabelece a utilização de dados, enquanto emprega conhecimentos de probabilidade para embasar melhor as decisões adotadas pelos advogados.
Para gerar métricas confiáveis, o Business Intelligence e a Inteligência Artificial têm sido grandes aliados para a coleta de informações e indicação do melhor caminho a ser seguido para cada processo.
A jurimetria auxilia, ainda, na simplificação de argumentose na determinação dos melhores meios para resolução do conflito, com base em estatísticas confiáveis.
Agora que você entendeu o que é e como funciona a jurimetria, vamos compreender a sua importância na gestão de processos.
Jurimetria na gestão de processos
O aumento da produtividade e a redução de custos com as carteiras processuais são alguns dos principais benefícios que a jurimetria traz para a gestão jurídica, já que aumenta significativamente a precisão das previsões processuais.
Num passado não muito distante, os profissionais do direito costumavam pesquisar jurisprudências, precedentes e decisões judiciais de forma mais generalista nos sites de tribunais.
A jurimetria veio para direcionara captação desses indicadores, permitir a análise de um volume bem maior de dados e apresentar informações mais confiáveis e precisas para um melhor domínio dos resultados jurídicos.
Desse modo, com o apoio da tecnologia usada nos softwares, a estatística aplicada ao direito consegue visualizar o passado dos processos existentes, a situação atual e utilizar os dados para prever com altas taxas de acerto o resultado de futuros processos.